quarta-feira, 7 de abril de 2010

Declaração anticristã no mundo evangélico

O pastor Renato Vargensv, apologista, escritor – autor de vários livros – e articulista, possui um blog elegantíssimo na internet. No estilo clean, com divisões bem estruturadas e de muito bom gosto visual, o pastor possui sábios artigos de invocação à prática verdadeiramente cristã, evocando aos corações humanos o bom senso para resgatarmos a crença no perdão e na salvação eterna através do arrependimento. Todavia, qual não foi minha surpresa ao ser indicada por um amigo para ler um outro artigo seu, desta vez no Portal Padom, intitulado “Chico Xavier está no Inferno) (http://padom.com.br/chico-xavier-esta-no-inferno).
O clamor que sai da mente do referido pastor decepciona a si mesmo a partir do momento em que este, ao se referir a Chico Xavier, afirma categoricamente que este hoje arde no fogo do inferno por ter “negado a fé, ensinado um falso evangelho e acreditado na reencarnação”.
Ora, ainda que isto fosse verdade, coisa que não faz o menor sentido num tempo em que a reencarnação está comprovada ou em via de ser comprovada cientificamente, que falsidade há numa prática absolutamente franca e amorosa de doação e renúncia das riquezas mundanas e da própria vontade, como foi toda a vida de Chico?
E que prova de cristandade nos dá este pastor, formador de opiniões e que se faz corresponsável pela propagação da fé cristã e do evangelho ao soltar verborreia preconceituosa, nas quais pretende para si o poder que somente ao superior, quiçá, somente a Jesus, pertence, que é o de julgar a outrem com afirmação tão ousada?
Lamento, mas minha indignação tinha de ser registrada. Não pela discordância entre os conceitos que trago para mim e os que ele cultiva para ele, mas pela incoerência com que o pastor Renato Vargensv vai a público, ora defendendo o direito ao perdão eterno, ora afirmando que alguém, somente por não seguir os preceitos aceitos por ele, cairia em danação eterna.
Isto não combina sequer com a postura de Jesus, que acolheu em seu coração judeus, romanos, essênios e tantos outros, no montante da humanidade inteira, sem qualquer tipo de preconceito.
Na lição do “amai aos vossos inimigos”, na prática da caridade pura, o senso do verdadeiro evangelho.
Foi com semelhante amor do Cristo que Chico Xavier acolheu em torno de si católicos, ateus, espíritas, evangélicos; sem jamais ofender a ninguém ou levantar falso testemunho ou negar ajuda. Chico foi homem incapaz de acusar alguém de qualquer coisa e, mesmo quando questionado em situação de estreiteza, como que conduzido a falar mal de doutrinas e religiões diversas de suas crenças, ele não o fez, dando para o mundo o verdadeiro apostolado cristão.
Creio não ter havido neste mundo outro com maior capacidade de viver na prática o evangelho ensinado por Jesus.
Assim, meu caro pastor, com todo respeito que tenho pelas posturas alheias e pelas religiões, deixo registrada minha profunda indignação. E que, numa próxima, que o senhor pense duas vezes antes de ferir a própria palavra com acusações e afirmações impossíveis de serem comprovadas apenas pelo “achismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário