Uma das empresas de maior responsabilidade em todos os setores é, sem dúvida alguma, a fabricante de veículos, Volvo, que voltou seu foco de ação de responsabilidade social para a segurança no trânsito e meio ambiente.
Subsidiária da empresa automobilística sueca, a Volvo do Brasil (VdB), sediada em Curitiba/PR, é responsável pelos negócios realizados na América do Sul envolvendo caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais da marca.
A Volvo conseguiu renome mundial através de sua política de aliar qualidade total e respeito ao meio ambiente, agregando, mais recentemente, a questão segurança ao seu foco.
Desde o início, em 1927, na Suécia, a empresa se preocupa com segurança e por isso adotou um sistema que proíbe o lançamento de um produto que não tenha sido exaustivamente testado por pelo menos dois anos, o que demonstra preocupação com qualidade e segurança desde sempre.
Apesar de não garantir exclusão total de erros, o tempo de dois anos de testes é um tempo minuciosamente estudado pela empresa para evitar erros de produção.
Muito perto da perfeição, a Volvo é o tipo de empresa que não pára no tempo e não desiste de investir em qualidade total, ainda quando alguns erros aparecem.
Após sua participação na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia), a empresa lança a primeira Política Ambiental do Grupo Volvo, em 1072, proporcionando à empresa uma forma estruturada de lidar com questões pertinentes ao meio ambiente, trabalhando em obediência às leis que regem o setor e promovendo melhoria contínua dos impactos ambientais.
O destaque que a Volvo detém não se resume apenas em suas repetidas performances empresariais, mas no comportamento exemplar que cada membro da multinacional consegue ter, a partir de sua diretoria, o que coloca a Volvo no topo da lista de empresas-padrão dentro de um conceito de respeito à natureza e qualidade de vida.
Quem trabalha numa das empresas Volvo espalhadas pelo mundo realiza uma das maiores terapias de mudança comportamental, pois, lá dentro, o programa de trabalho inclui valorização humana e otimização de setores e relacionamentos.
Empresas de todos os segmentos deveriam experimentar a receita de responsabilidade da Volvo em suas empresas e tomarem o exemplo que esta lhes dá como incentivo para se tornarem novas fontes de cidadania e responsabilidade social aplicadas.
Tal exemplo também pode ser utilizado pelo cidadão comum. Desde a implantação, em 1987, do Programa Volvo de Segurança do Trânsito (PVST), a empresa faz parcerias com escolas e com a sociedade em geral no objetivo não só de diminuir a violência e o número dos acidentes de trânsito como conscientizar a população da responsabilidade de todos para com a segurança, num processo que ela chamou de “humanização do trânsito”. Após anos e milhões investidos, os resultados são satisfatórios, tendo em vista a diminuição de mortes por acidente em trânsito e a própria mudança no credenciamento a motorista, com a atual obrigatoriedade do curso de direção defensiva.
O que mais ressalta aos olhos na política de qualidade da Volvo é o fato dela demonstrar, através de seu exemplo, que qualquer empresa pode atuar e progredir em respeito à vida e ao meio ambiente, valorizando o humano e cuidando para que a Humanidade sobreviva à própria apatia.
Subsidiária da empresa automobilística sueca, a Volvo do Brasil (VdB), sediada em Curitiba/PR, é responsável pelos negócios realizados na América do Sul envolvendo caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais da marca.
A Volvo conseguiu renome mundial através de sua política de aliar qualidade total e respeito ao meio ambiente, agregando, mais recentemente, a questão segurança ao seu foco.
Desde o início, em 1927, na Suécia, a empresa se preocupa com segurança e por isso adotou um sistema que proíbe o lançamento de um produto que não tenha sido exaustivamente testado por pelo menos dois anos, o que demonstra preocupação com qualidade e segurança desde sempre.
Apesar de não garantir exclusão total de erros, o tempo de dois anos de testes é um tempo minuciosamente estudado pela empresa para evitar erros de produção.
Muito perto da perfeição, a Volvo é o tipo de empresa que não pára no tempo e não desiste de investir em qualidade total, ainda quando alguns erros aparecem.
Após sua participação na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia), a empresa lança a primeira Política Ambiental do Grupo Volvo, em 1072, proporcionando à empresa uma forma estruturada de lidar com questões pertinentes ao meio ambiente, trabalhando em obediência às leis que regem o setor e promovendo melhoria contínua dos impactos ambientais.
O destaque que a Volvo detém não se resume apenas em suas repetidas performances empresariais, mas no comportamento exemplar que cada membro da multinacional consegue ter, a partir de sua diretoria, o que coloca a Volvo no topo da lista de empresas-padrão dentro de um conceito de respeito à natureza e qualidade de vida.
Quem trabalha numa das empresas Volvo espalhadas pelo mundo realiza uma das maiores terapias de mudança comportamental, pois, lá dentro, o programa de trabalho inclui valorização humana e otimização de setores e relacionamentos.
Empresas de todos os segmentos deveriam experimentar a receita de responsabilidade da Volvo em suas empresas e tomarem o exemplo que esta lhes dá como incentivo para se tornarem novas fontes de cidadania e responsabilidade social aplicadas.
Tal exemplo também pode ser utilizado pelo cidadão comum. Desde a implantação, em 1987, do Programa Volvo de Segurança do Trânsito (PVST), a empresa faz parcerias com escolas e com a sociedade em geral no objetivo não só de diminuir a violência e o número dos acidentes de trânsito como conscientizar a população da responsabilidade de todos para com a segurança, num processo que ela chamou de “humanização do trânsito”. Após anos e milhões investidos, os resultados são satisfatórios, tendo em vista a diminuição de mortes por acidente em trânsito e a própria mudança no credenciamento a motorista, com a atual obrigatoriedade do curso de direção defensiva.
O que mais ressalta aos olhos na política de qualidade da Volvo é o fato dela demonstrar, através de seu exemplo, que qualquer empresa pode atuar e progredir em respeito à vida e ao meio ambiente, valorizando o humano e cuidando para que a Humanidade sobreviva à própria apatia.